sábado, 28 de abril de 2012

Motores Lendários #1-HEMI


HEMI
       Ao longo da historia da arrancada e também do automobilismo em geral,alguns motores se destacaram e se tornaram  lendas.Um destes motores é sem duvida o HEMI,um motor desenvolvido pela Chrysler para aviões na segunda guerra mundial e logo ganhou sua versão para as ruas.





 
Origem
    A origem dos motores Hemi, na aplicação automotiva, remonta a década de 50 nos Estados Unidos, quando seu fabricante Chrysler ganhava muita notoriedade nas competições com estes propulsores.
     O nome Hemi vem da abreviatura de hemispheric (hemisférico), que representa o formato da câmara de combustão. Esta tecnologia, então exclusiva da Chrysler, representava um grande avanço na engenharia dos motores, pois proporcionava uma melhor queima e aproveitamento da mistura ar-combustível, o que se traduzia em mais eficiência (potência específica).
P-47 thunderbolt
 
   Porém, a verdadeira história dos Hemi tem origem na operação aeronáutica da Chrysler, que fabricava motores de avião, e o primeiro propulsor com este desenho de câmara (como veremos adiante) de combustão foi desenvolvido para outra lenda (desta vez da aviação) o caça Thunderbolt, o famoso P-47.
    Na versão aeronáutica, este primeiro Hemi possuía 16 pistões, em distribuição radial, e 2.500 HP. Esta experiência com motores aeronáuticos permitiu aos engenheiros da Chrysler o domínio da tecnologia para produção de cabeçotes hemisféricos com a perfeita geometria para abrigar as duas válvulas (admissão e escape).
 
     Só fazendo um parênteses histórico e que reforça a lenda. Foi a bordo dos P-47 que pilotos brasileiros em missões na Segunda Guerra Mundial provaram aos exércitos aliados grande habilidade, competência e coragem em missões nos céus da Itália.
    Pois, foi todo este histórico de adrenalina, emoção e potência, que ajudou na construção da lenda dos motores Hemi, e acabou migrando para as pistas de competição nos anos 50.
 
     O motor HEMI para carros surgiu em 1948 - Harry Westlake e outros desenvolveram um motor HEMI de 6 cilindros para a Jaguar. Alguns anos depois, em 1951, a Chrysler apresentou o motor HEMI V8 de 180 cavalos-vapor (cv) em vários modelos. O motor HEMI da Chrysler tem cilindrada de 5,4 litros (331 polegadas cúbicas) e por isso é conhecido como "HEMI 331".
 
      Hoje em dia, 180 cv parece nada. Mas em 1951, 180 cv era uma coisa inédita. Era uma potência impressionante para a época, e deu vida à

        A Chrysler continuou a melhorar o design do HEMI, lançando um motor de 5,8 litros em 1956, um de 6,4 litros em 1957, e por fim uma versão de 7 litros em 1964. O motor de 7 litros transformou o HEMI em lenda quando ele ganhou a corrida da NASCAR Daytona 500 de 1964 em primeiro, segundo e terceiro lugares. O HEMI de 7 litros de rua foi lançado em 1965, com 425 cv de potência.
"lenda do HEMI".
 
Segredo do HEMI.
      O que permitiu que o HEMI da Chrysler de 1951 produzisse muito mais potência do que outros motores da época foi a eficiência da câmara de combustão
      
      Em um motor HEMI, a parte de cima da câmara de combustão é hemisférica - daí o "HEMI", como na imagem acima. A área de combustão no cabeçote tem o formato de meia esfera. Dizem que um motor como este tem "cabeçotes hemisféricos". Em um cabeçote HEMI, a vela geralmente fica no topo da câmara de combustão e as válvulas abrem-se em lados opostos dela. 











    
       A maioria dos carros anteriores à década de 50 usava os chamados cabeçotes planos (flathead), e ainda hoje muitos cortadores de grama usam o design plano porque é de fabricação mais barata. Em um motor de cabeçote plano, as válvulas ficam no bloco e não no cabeçote, e abrem em uma câmara ao lado do pistão. 
 
     O cabeçote de um motor com design plano é extremamente simples - um fundido de metal sólido com um furo onde é colocada a vela. O comando de válvulas no bloco empurra as hastes das válvulas para abri-las, eliminando a necessidade de varetas de válvula e balancins. Tudo é mais simples no design de cabeçote plano. O problema do motor de cabeçote plano é a sua eficiência térmica.






 O HEMI 426
 
     O motor hemi mais emblemático,é sem duvida o hemi de 426.O elefante laranja,como é carinhosamente chamado,foi desenvolvido pela Chrysler em 1965 e contava com 426 pol. cúbicas(7 litros) e 425 cv(versão de rua)era o motor mais popular nas pistas de arrancada da década de 1960 e 1970,na verdade até hoje são motores muito cobiçados por pilotos.




     Esse motor em sua versão de rua gerava cerca de 425 cv,já na versão de corrida que vinha equipada com cabeçotes de alumínio coletor de admissão de magnésio,entre outras coisas,gerava mais de 600 cv ´´horiginal``.
HEMI 426(425 hp a 5000 rpm, torque 67,7 kgfm a 4000 rpm)
       A versão de rua deste motor estava disponível para quase toda a linha Chrysler daquela época.Já aversão de corrida equipa a maioria dos carros de corrida da época,é até para alguns carros destinados para o grande publico como é o caso do Dodge Dart super stock 1968 e o Barracuda super stock 1968.






440 six pack(390 hp a 4700 rpm, torque 67,7 kgfm a 3200 rpm)
      Porem nem tudo são rosas,apesar deste motor ser  excelente em corridas,a história era outra nas ruas.Era um motor de difícil manutenção,difícil acerto e baixa confiabilidade para o uso urbano,por isso a maioria dos consumidores acabavam  por optar pelo 440 six Pack,um motor tambem da Chrysler,que entregava praticamente o mesmo torque e a mesma potencia do 426,porem em rotações mais baixas,era um motor com  manutenção mais fácil e mais confiabilidade.



 O HEMI nas arrancadas
    A história da arrancada não seria mesma sem o hemi,nem um outro motor está tão profundamente ligado a este esporte quanto o hemi. eu posso até me arriscar é dizer que pelo menos metade dos grandes pilotos andam ou já nadaram com motores hemi,pelo menos metade dos grandes recordes foram quebrados por um carro equipado com um hemi.
    O motor hemi tinha capacidade de gerar incríveis potencias,e este potencial logo foi percebbido pelos pilotos.Vendo o interece dos pilotos pelo motor a chysler logo começou a investir em equipes e a desenvolver seu motor para gerar cada vez mais potencia.
     DonGarlits,Ronnie Sox,Dick landy,Don Prudhomme,entre inúmeros outros grandes pilotos andam ou já andaram com um hemi.
      O bloco e os cabeçotes da versão de 7 litros ainda hoje são disponibilizados pela Dodge. O HEMI de 7 litros é um motor popular em corridas de arrancada, de funny cars (categoria de arrancada da National Hot Rod Association), e muscle cars ("carros musculosos"). 
Dodge Dart super stock 1968(Dick Landy)
 Don Garlits


Ronnie Sox


























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