domingo, 15 de abril de 2012

dragsters de fabrica #2-Ford Fairlane Thunderbolt

Hemi Hunter(caçador de hemi!!!)
     Não há muito além do capô modificado e da falta de um par de farois que possa dar pistas do que se esconde por baixo do relativamente dócil exterior deste Ford Fairlane 1964. Embora seu visual não seja muito diferente do que se espera de um sedã familiar, este exemplar em especial é um dos 100 monstros equipados com motor 427 construídos em 1964. Trata-se de uma peça rara da história dos muscle cars de nome Thunderbolt.
   
       Ainda que seja meio difícil de acreditar quase cinco décadas depois, houve um tempo em Detroit em que ter o carro mais rápido em uma pista de arrancada era uma grande prioridade para as montadoras americanas. “Vencer no domingo e vender na segunda” ainda era uma fórmula eficiente para trazer possíveis compradores às concessionárias, e assim cada companhia fazia de tudo para ter o carro mais rápido. Os muscle cars do início dos anos ‘60 nasceram deste desejo e o resultado foram alguns dos experimentos mais rápidos – e hoje em dia raros – construídos unicamente para dominar o quarto de milha.
   
         Embora o Thunderbold fosse comercializado e anunciado como um produto Ford, os carros eram, na verdade, montados por uma oficina tercerizada chamada “Dearborn Steel and Tubing”. A companhia desmontou completamente os Fairlanes 500 para construir os onze primeiros Thunderbolts à mão. Após a construção destes, a Ford passou a enviar os Fairlanes parcialmente montados para a DST, e esta se encarregava de transformá-los nos outros 89 Thunderbolts produzidos em 1964.
   
     Transformar um pacato Fairlane 500 1964 em um Thunderbolt não era tarefa fácil. O maior obstáculo era conseguir enfiar um V8 427 big block (com potência declarada de 430 cv) em um carro que nunca fora projetado para receber um motor maior do que um V8 289 small block. A carroceria e outros componentes importantes do Fairlane 500 original foram modificados, reforçados, redesenhados, tornados mais leves e até retirados. Técnica de redução de peso como peças em fibra de vidro, janelas de Plexiglass, bancos dianteiros em concha e para-choque dianteiro em alumínio foram empregadas para compensar o ganho de peso com o big block.
     
   Um sistema especial de indução foi instalado acima do original do 427, daí a necessidade da enorme elevação característica no capô e da retirada de um par de farois.     
        O resultado da transformação foi uma pura máquina de pista, impossível de se usar nas ruas. A única intenção do projeto era dominar as arrancadas, e foi exatamente isso que o Thunderbolt fez. Quando novos, completavam o quarto de milha (402 metros) em 11 segundos e os exemplares que sobreviveram abaixaram esse tempo para 9 segundos com o uso de pneus slick modernos.
        Seu desempenho impressionante nas arrancadas valeu à Ford o título da NHRA Super Stock em 1964.Apenas 100 Thunderbolts foram feitos em 1964, e nos 47 anos que se seguiram vários deles forma destruídos. Destes 100, os primeiros onze foram pintados em um belo tom de vermelho “Vintage Burgundy” e os 89 restantes receberam acabamento Branco Wimbledon. Como sua preparação era pesada demais para uso nas ruas, os Thunderbolts foram quase todos utilizados em provas de arrancada, algo não muito saudável para a sobrevivência de um carro.

conteudo retirado de:www.jalopnik.com.br

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