sexta-feira, 27 de abril de 2012

Funny Cars-uma história


     Durante o ano de 1964 a Chrysler vinha trabalhando secretamente em alguns carros que logo iriam dominar as arrancadas e fazer história no esporte.
 A idéia da Chrysler
    Dia 31 de janeiro de 1965,no primeiro evento do ano,o tradicional Winternationals,o clima que dominava a cena era de começo de temporada.Nos boxes a Chrysler apresentava alguns carros no mínimo diferentes.Eram os carros nos quais a companhia vinha trabalhando durante o ano anterior.

 
    Se tratava de sete carros,uma seleção de Dodges e Plymouths com modificações um tanto quanto esquisitas.As modificações iam desde carrocerias com chapas mais finas,o que diminuía o peço,até peças de fibra e alumínio que também tinham o propósito de diminuir o peso,mas a modificação que os tornava tão diferentes era o deslocamento dos eixos mais para frente,15 pol. na traseira,10 pol. na dianteira.Essa característica logo conferiu aos carros o apelido de funny cars(carros engraçados),apelido dado pelos espectadores do evento naquele dia.

   Estes carros eram equipados com o novo motor de corrida da Chrysler ,o HEMI 426 ,motor que contava com coletores de admissão  de magnésio e cabeçotes e alumio,tudo para diminuir ao maximo o peso.
 
    No dia em que estes carros foram  apresentados,eles mostraram que de engraçado eles só tinham o apelido,pois na pista davam conta de qualquer outro carro,e,ao longo da temporada de 1965 foram estabelecendo recordes cada vez mais baixos.





 A resposta da ford 
 Logo  estes carros ´´milagrosos`` começaram as ser copiados pelas outras montadoras que viam no esporte uma oportunidade de propagando muito boa e eficaz.A Ford que desde abril de 1965 vinha combatendo os funny cars com seus mustangs e comets AFX equipados com o poderoso Ford 427 SOHC,foi à montadora que mais obteve êxito na tarefa de criar carros para derrotar os poderosos MOPAR.Assim em 1966 através de sua divisão Mercury apresentou a nova geração de funny cars.Se tratava de uma carro com chassi tubular,e uma carroceria de fibra,moldada em uma única pesa que pesava inacreditáveis 90 kg.,some isso a um motor SOHC 427 com quase 1000 HP e você tem o drag car perfeito.Um carro que tinha capacidade de acabar com qualquer HEMI em seu caminho.
 
O carro da Ford mantinha as características visuais se carros de fabrica,inclusive a distancia dos eixos.Isso dava impressão de serem carros originais,mas na verdade eram verdadeiros dragsters disfarçados.
















 

Legado
 
   Em 1975  Don´´the snake`` Prudhomme foi o primeiro a entrar na casa dos 5 seg. com um Funny car.A bordo de um chevy Monza equipado com um motor HEMI Don marcou 5,9805 seg.,marca que só seria igualada 3 anos depois por Reymond Beadle.
     Ao longo dos anos os funny cars evoluíram cada vez mais,se tornando cada vez ais rápidos.Inúmeros pilotos de renome construíram suas carreiras a bordo de um funny car,mas isso é assunto para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário