Durante
o ano de 1964 a Chrysler vinha trabalhando secretamente em alguns carros que
logo iriam dominar as arrancadas e fazer história no esporte.
A idéia da Chrysler
Dia 31
de janeiro de 1965,no primeiro evento do ano,o tradicional Winternationals,o
clima que dominava a cena era de começo de temporada.Nos boxes a Chrysler apresentava
alguns carros no mínimo diferentes.Eram os carros nos quais a companhia vinha
trabalhando durante o ano anterior.
Se tratava de sete carros,uma seleção de
Dodges e Plymouths com modificações um tanto quanto esquisitas.As modificações iam
desde carrocerias com chapas mais finas,o que diminuía o peço,até peças de
fibra e alumínio que também tinham o propósito de diminuir o peso,mas a
modificação que os tornava tão diferentes era o deslocamento dos eixos mais
para frente,15 pol. na traseira,10 pol. na dianteira.Essa característica logo
conferiu aos carros o apelido de funny cars(carros engraçados),apelido dado
pelos espectadores do evento naquele dia.
Estes carros eram equipados com o novo motor de corrida da Chrysler ,o HEMI 426 ,motor que contava com coletores de admissão de magnésio e cabeçotes e alumio,tudo para diminuir ao maximo o peso.
No dia em que estes carros foram apresentados,eles mostraram que de engraçado
eles só tinham o apelido,pois na pista davam conta de qualquer outro carro,e,ao
longo da temporada de 1965 foram estabelecendo recordes cada vez mais baixos.
A resposta da ford
Logo estes carros ´´milagrosos`` começaram as ser
copiados pelas outras montadoras que viam no esporte uma oportunidade de
propagando muito boa e eficaz.A Ford que desde abril de 1965 vinha combatendo
os funny cars com seus mustangs e comets AFX equipados com o poderoso Ford 427
SOHC,foi à montadora que mais obteve êxito na tarefa de criar carros para derrotar
os poderosos MOPAR.Assim em 1966 através de sua divisão Mercury apresentou a
nova geração de funny cars.Se tratava de uma carro com chassi tubular,e uma
carroceria de fibra,moldada em uma única pesa que pesava inacreditáveis 90 kg.,some
isso a um motor SOHC 427 com quase 1000 HP e você tem o drag car perfeito.Um carro que tinha capacidade de acabar com qualquer HEMI em seu caminho.
O carro da Ford mantinha as características visuais se
carros de fabrica,inclusive a distancia dos eixos.Isso dava impressão de serem
carros originais,mas na verdade eram verdadeiros dragsters disfarçados.
Legado
Em 1975 Don´´the
snake`` Prudhomme foi o primeiro a entrar na casa dos 5 seg. com um Funny car.A
bordo de um chevy Monza equipado com um motor HEMI Don marcou 5,9805 seg.,marca
que só seria igualada 3 anos depois por Reymond Beadle.
Ao longo dos anos os funny cars evoluíram cada vez mais,se
tornando cada vez ais rápidos.Inúmeros pilotos de renome construíram suas
carreiras a bordo de um funny car,mas isso é assunto para outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário