terça-feira, 10 de abril de 2012

Belly tanks-os reis do deserto

            
       Antes das primeiras dragstrips serem construídas,as competições de velocidade aconteciam em lagos se sal,como por exemplo bonneville.Nestes locais,tal como mais tarde aconteceria nas pistas de arrancada a velocidade e os tempos de percurso eram muito importantes.Por isso eram necessários carros leves,potentes e aerodinâmicos,neste contexto surgiram os belly tanks.
       
        Os belly tanks eram carros montados com chassi Ford,grandes motores,e como carroceria eram usados antigos tanques de combustível dos aviões da segunda grande guerra.
        O primeiro rodder a perceber que os tanques poderiam ser utilizados na fabricação de carros foi Bill Burke.Na II Guerra Mundial Bourke serviu na guarda costeira e, ao observar uma barcaça cheia de aerodinâmicos belly tanks, do tipo utilizado no P-51, e concluiu que os reservatórios seriam excelentes carrocerias, leves e aerodinâmicas, para os hot rods que utilizavam chassi dos Ford Modelo T e A.Quando deu baixa, Burke dirigiu-se aos depósitos de sucata de Los Angeles. Encontrou muitos belly tanks e comprou um deles, tipo P-51), o qual originou um carro de motor dianteiro.Montado em conjunto com Don Francisco, o veículo utilizava motor Flathead V8, e atingiu 131.96 mph de velocidade máxima. O resultado foi tão bom que o construtor montou e vendeu diversos carros para outros competidores.
          Outro nome importante dos lagos secos, Fred Lobello, ao ver o belly tank de Burke abandonou seu hot rod, um Ford Roadster 1932, para fazer seu próprio carro com tanque de avião, o “Lady Bug”. Assim, em 1947 Lobello comprou um reservatório aeronático, em um ferro velho de San Diego, Califórnia, por US$ 7. Com capacidade para 165 galões, era do tipo utilizado no F4U Corsair.
        

            Seus pais, porém, contrários ao fato de Lobello ter um Roadster, ficariam ainda mais irritados se soubessem que ele estava trabalhando na construção de uma máquina muito mais rápida que o Ford. Assim, a solução foi fazer o carro, com a ajuda dos amigos, na garagem de um deles.
       O motor escolhido por Lobello foi Ford quatro cilindros de seu Roadster (que já era preparado, pois contava com cabeçote Winfield), enquanto os pneus traseiros, Firestone Deluxe Champion 700-20, eram de monopostos de Fórmula Indy.
    O mais famoso carro do tipo, entretanto, foi construído pela So-Cal Speed Shop. Seu responsável, o rodder Alex Xydias, o montou para promover sua loja de itens para preparação de hots. O tanque escolhido, do P-38, era do tipo grande. Bourke fez a estrutura básica do veículo (montado em cima de um chassi de Ford Modelo T) por US$ 60. O motor era um Ford V8 60 flathead, de 156 polegadas (2.258 cm3). O bólido resultante  fez muito sucesso: em 1951 foi levado a Bonneville e atingiu 145.39 mph (234.08 km/h). Depois, o motor V8 foi trocado por outro maior, de 259 polegadas (4.247 cm3), do tipo utilizado nos Mercury. Com a nova “usina de força” o belly tank de Xydias estabeleceu uma nova marca: 181.08 mph (291,54 km/h). Mas era pouco para a So-Cal, que retirou o segundo propulsor e instalou outro V8 Mercury, de 296 polegadas (4.854 cm3), com preparação Edelbrock. Com ele o veículo chegou, em 1952, a inacreditáveis 198.34 mph (319.32 km/h), com média de 195.77 mph (318.40 km/h), Essa marca só foi batida pelo lakester de Mal Hoopster, equipado com motor Chrysler Hemi, o qual obteve média de 197.88 mph (318.58 km/h) .
      Porém, o surgimento, na década de 50, de pistas asfaltadas, próprias para provas de aceleração, bem como a proibição por parte do governo, da utilização do lago seco ,aliados ao advento dos dragsters slingshot, transformaram os belly tanks em coisas do passado.  


conteudo retirado de: www.streetcustoms.com.br

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